Brasil alcança 12 GW em Geração Distribuída
O Brasil alcançou nesta segunda-feira (25) a marca de 12 gigawatts (GW) de potência instalada em Geração Distribuída (GD), modalidade em que os consumidores produzem sua própria energia. Além disso, o país está próximo de atingir outro marco importante: 1,5 milhão de unidades consumidoras (UCs) que investiram em sistemas próprios conectados à rede de distribuição, quase o dobro do registrado há um ano.
A consolidação da GD no Brasil é impulsionada pela expansão da matriz solar, atualmente a terceira maior fonte de energia em potência no país, com 16,4 GW instalados, sendo cerca de 12 GW provenientes da geração distribuída.
Segundo Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), “2022 é o ano da geração própria de energia no Brasil, como já era previsto, com uma aceleração sem precedentes nesse segmento. Entre 11 GW e 12 GW, foram necessários apenas 55 dias para adicionar 1 GW de potência — um recorde histórico para o país. Neste ritmo, a previsão é que o Brasil encerre o ano com cerca de 15 GW em geração distribuída”.
Com os 12 GW instalados, a GD nacional já supera a capacidade da usina hidrelétrica de Belo Monte (11,2 GW) e é suficiente para abastecer aproximadamente 6 milhões de residências, ou 24 milhões de pessoas.
A distribuição por classe de consumo mostra que 46,1% dos projetos são residenciais, 31,4% comerciais, 13,9% rurais e 7,4% industriais. Entre as fontes de energia utilizadas, a solar domina, representando 98,1% do total, seguida por termoelétrica (1,1%), CGH (0,58%) e eólica (0,14%).
“Há uma verdadeira corrida pelo sol, especialmente na energia solar. Essa tendência deve continuar até o final do ano, principalmente devido às mudanças na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) para novos pedidos de acesso”, destaca Chrispim.
Sobre a ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) é a maior entidade do setor de energias renováveis do Brasil, com mais de 1.000 empresas associadas — entre integradores, distribuidores, fabricantes, prestadores de serviços e profissionais ligados à geração distribuída. Fundada em 2015, a ABGD representa seus associados junto a órgãos governamentais e reguladores e promove a difusão da GD em diferentes setores da sociedade, incentivando sustentabilidade, eficiência energética e retorno financeiro para consumidores e empresas.